sexta-feira, 11 de junho de 2010

DICAS DO DIA

Nadir Costa


Pálida, à luz da lâmpada sombria
Sobre o leito de flores reclinada,
Como a lua por noite embalsamada,
Entre nuvens do amor ela dormia!


Era a virgem  do mar! na escuma fria
Pela maré das águas embaladas...
- Era um anjo entre nuvens d'alvorada
Que em sonhos se banhava e se esquecia!



O fragmento acima é de Álvares de  Azevedo e desenvolve o tema da mulher e do amor. Que tal ler o livro? 
No Livro de poemas  LIRA DOS  VINTE ANOS de Álvares de Azevedo, você pode  desfrutar o prazer pela leitura, do divertimento e entretenimento, do mergulho no desconhecido, em um universo muito  diferente da nossa vida cotidiana.


_____________________________________


Amor ou Amizade? de  Carmen Lucia Campos

Juca e Cris conhecem-se desde crianças  e são amigos inseparáveis dentro e fora do colégio. A grande proximidade deles faz com que os colegas insinuem que ali há  mais  do que uma  simples amizade, hipótese  que o casal  nem considera. Tudo vai bem até que Juca começa a namorar Sílvia, nova aluna da escola. Cris sente que o amigo mudou e não tem mais tempo para ela. Juca explica  que a sua  prioridade agora é a namorada. Sílvia, por sua vez, se incomoda  com as  solicitações constantes que Cris fas ao amigo e com o fato de Juca não colocar limites no que ela considera uma  invasão na vida dele. O conflito logo surge.

Amor ou Amizade? o que é mais importante em nossas vidas? Será  mesmo necessário eleger? Ou é possível conciliar essas relações? Essas perguntas esquentaram o cotidiano de Mari, Juca, Cris e Sílvia. Agora é o momento de trazê-las para a sua realidade e dizer o que você pensa...
 E aí...  que tal passar  na Biblio e pegar este livro para ler.



____________________________________




" Viam-se de cima as casa acavaladas umas pelas outras, formando ruas, contornando praças. As  chaminés principiavam a fumar; deslizavam as carrocinhas multicores dos padeiros; as vacas de leite caminhavam com  o seu passo vagaroso, parando à porta dos fregueses, tilintando o chocalho; os quiosques vendiam café a homens de jaqueta e chapéu desabado; cruzavam-se na rua os libertinos retardios com os operários que se levantavam para o obrigação; ouvia-se o ruído estalado dos carros de água, o rodar monótono dos bondes."
Azevedo, Aluísio. Casa de Pensão.

É aí galera! Leia este também e viaje  neste romance escrito em 1884.


_____________________

LEIAM ESTE  TAMBÉM

UM POR TODOS E TODOS... contra mim de Carmem Lucia Campos

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Apreciando a Leitura.

 Nadir Costa


Rafael acompanha o translado dos ossos de seu avô para a sepultura que a família havia comprado na parte nova do cemitério.  Fica intrigado com um objeto de metal que ele vê cair de dentro do crânio. Com a colaboração de sua  irmã, resolve investigar a origem daquela peça.  Acaba descobrindo que a avó escondia um grande segredo. A partir daí, os netos procuram conhecer melhor  a história de  dona Chicuta, conversando com pessoas que fizeram parte de seu passado. O resultado das investigações é surpreendente.

 Querem saber o final..... é muito simples leiam o livro: O RISO DA MORTE  da autora Luci Guimarães Watanabe.

 ________________________________

          Leo sempre foi o mais gordinho da turma e motivo de brincadeiras de mau gosto. Era Leitão pra lá, gordo pra cá, empurrões e comentários maldosos... Achavam que ele não ligava pra isso, que já estava acostumado. mas quem é que gosta de ser motivo de gozação e alvo de agressões?
         Malu era a melhor aluna da turma, e as colegas não perdiam a oportunidade de incomodá-la:cê-dê-efe, malu cabelo de esponja de aço... sempre encontravam uma forma de humilhá-la e excluí-la.
         Duas pessoas, dua histórias semelhantes, mas com duas formas diferentes de lidar com a situação...

        Para saber o desfecho da História, vá até a Biblio e pegue o livro: A PERSEGUIÇÃO da autora Tania Alexandre Martinelle


_____________________

Rio de janeiro, final do século XIX,  cidade de ruas sem calçamento, iluminação precária, repleta de  vendedores ambulantes e de personagens fascinantes. Juca  tinha 13 anos, trabalhava como engraxate e carregador de compras. Guardava dinheiro para realizar  seu sonho de um dia abrir uma sapataria - Na elegante rua do Ouvidor. Um dia, conhece Machado de Assis e sua mulher, Carolina. No início, estranha um pouco  o jeito sisudo de Machado e sua casa,  com tantos livros. Mas, uma noite, D. Malu, a patroa da mãe de Juca, desaparece. E as   suspeitas recaem sobre o marido de D. Malu, Tiago Matacavaos, um homem agressivo e mesmo... sinistro. Para desvendar o  mistério, Machado contrata espiões, pula janelas e invade residências. E o garoto e o escritor passam a viver uma  aventura. À medida que aumentam os perigos, Juca afeiçoa-se cada vez mais a Machado  e Carolina, mas permanece sempre intrigado com a figura do escritor. Afinal, quem era Machado de Assis?

E ai, gente  que tal cair nessa aventura... é só pegar o livro: MACHADO E JUCA do autor Antônio Aguiar


quarta-feira, 9 de junho de 2010

DICAS DE LEITURA


O MONGE INGLES
VALÉRIA MONTALDE
Na escuridão da noite, as muralhas de Milão são iluminadas por um brilho sinistro. Um incêndio consome a casa do mestre-pedreiro Guglielmo Salvo. Não muito longe, o abade Arnolfo vê no crepitar das chamas sinais de tempos terríveis. Na Milão de 1246, marcada pela sombra de pragas e bruxarias, a chegada do monge inglês Matthew acaba perturbando ainda mais a cidade.

Uma das mais novas aquisiçoes da Biblioteca

Poderosa: Diário de uma garota que tinha o Mundo  na mão

É um livro que conta a história de uma menina que queria ser escritora. Um dia,  ela escreve uma redação sobre Joana D'arc que muda o passado. Daí em diante, sua vida real se torna uma história inventada por ela mesma, na qual ela controla as pessoas em sua volta, como personagens. Vale a pena ler!


INTERESSANTISSIMO EU RECOMENDO


Março desatou uma torrente de chuvas depois de  uma  inverno de secura anormal. Uma frente fria desceu do Canadá e foi contida por rajadas de vento que rugiam pelo desfiladeiro, vindas do Leste de Oregon. Ainda que a primavera certamente estivesse logo ali, depois da esquina, o deus do inverno não iria abandonar sem luta seu domínio conquistado com  dificuldade. Havia um cobertor de neve recente nas Cascades, e agora a chuva congelava ao bater no chão do lado de fora da  casa. Motivo suficiente para Mack se enroscar com um livro e uma sidra quente, aconchegando-se no calor do fogo que estalava na lareira.
Mas, em vez disso, ele passou a maior parte da manhã no computador, sentado confortavelmente no escritório de casa, usando calças de pijama e uma camiseta, ele deu telefonemas de vendas. Parava com frequência, ouvindo o  som da  chuva cristalina tilintar na janela e vendo o acúmulo vagaroso mas constante do gelo lá fora. Estava se tornando inexoravelmente prisioneiro do gelo em sua própria casa - e com muito  prazer.

O trecho acima é de um das mais novas aquisições da Biblioteca.
Quer saber mais detalhes???
Basta ir até a Biblio do Colégio, e pegar o Livro: “A Cabana”.

DICAS DE LEITURA

O LADRÃO DE RAIOS – RICK RIORDAN



O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

DICAS DE LEITURA


O MONGE INGLES
VALÉRIA MONTALDE
Na escuridão da noite, as muralhas de Milão são iluminadas por um brilho sinistro. Um incêndio consome a casa do mestre-pedreiro Guglielmo Salvo. Não muito longe, o abade Arnolfo vê no crepitar das chamas sinais de tempos terríveis. Na Milão de 1246, marcada pela sombra de pragas e bruxarias, a chegada do monge inglês Matthew acaba perturbando ainda mais a cidade.

DICAS DE LEITURA

A Historia De Edgar Sawtelle
Mudo desde o nascimento, Edgar Sawtelle se comunica apenas por sinais e bilhetes. Leva uma vida serena com os pais na fazenda da família, em um lugar remoto dos Estados Unidos. Ao longo de gerações, os Sawtelles criaram e treinaram uma raça de cães cujo dedicado companheirismo tem sua síntese em Almondine, a amiga e eterna aliada de Edgar. A volta inesperada de Claude, o tio paterno, leva o caos ao então pacífico lar dos Sawtelles. Após a morte repentina do pai de Edgar, Claude se insinua na vida da fazenda e conquista o afeto da mãe do menino. Confuso e dominado pelo sofrimento, o rapaz tenta provar que Claude teve algum papel naquela morte, mas esse plano fracassa e se volta contra Edgar, resultando em novas tragédias. Ao fugir para a área florestal nos limites da fazenda, Edgar amadurece em contato com a vida selvagem, ao lutar pela própria sobrevivência e a dos três jovens cães que o acompanharam. Contudo, a necessidade de apontar e de enfrentar o assassino do pai e a devoção aos cachorros sawtelle fazem o menino voltar para casa.