quinta-feira, 25 de março de 2010

Escrito por: Fernanda Carreira


IBF - Por que não cortar árvores é importante para a proteção das margens dos rios?



A vegetação nativa que margeia os corpos e os cursos d'água é de extrema importância tanto para formação de corredores ecológicos, como para a proteção dos mananciais, na medida em que contribui na alimentação da ictiofauna, minimiza os efeitos da erosão e do assoreamento dos cursos d’água, controla o regime hídrico dos rios, e reduz a poluição das águas provenientes de agrotóxicos aplicados na agricultura.



IBF - Na sua opinião, como a sociedade de uma forma geral tem conservado esse recurso tão importante para sobrevivência de todos?



Apesar da grande conscientização observada nos últimos anos, notadamente a partir da Lei das Águas (Lei 9.433/97) que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, ainda hoje existe um espaço muito grande para a racionalização do uso da água e sua proteção pelos diversos setores usuários. Temos observado significativos avanços na redução das perdas pelos diversos setores (abastecimento humano, indústria, agricultura irrigada), são inúmeros os exemplos de medidas tomadas, nesse sentido, que resultaram em significativas reduções nos índices de consumo, o que falta ainda é a universalização do uso dessas práticas. Por outro lado, o cidadão urbano está hoje melhor informado sobre práticas, que se adotadas, reduzirão em muito o consumo de água pelo setor. Dentre essas práticas podemos citar a atitude proativa de fechar a torneira enquanto faz a barba, escova os dentes ou mesmo ensaboa-se, evitar utilizar a mangueira de água como vassoura, utilizar equipamentos (torneiras, chuveiros, válvulas de descarga) economizadores de água etc. Da mesma forma, o produtor rural tem-se conscientizado da necessidade de praticar uma agricultura sustentável, mantendo as áreas de proteção permanente e reserva legal, avaliando melhor o momento de utilizar os agrotóxicos, otimizando o uso da água na agricultura irrigada, dentre outros.



IBF - Você acredita que é importante existir um dia mundial da água como forma de chamar a atenção das pessoas sobre a importância da conservação deste recurso?



Sem dúvidas, trata-se de uma excelente oportunidade de chamar a atenção da sociedade sobre a importância desse recurso, que é escasso, facilmente poluível e que depende de uma atitude de todos para que possa continuar existindo em quantidade e qualidade para atendimento das nossas necessidades.