quarta-feira, 24 de junho de 2009

Instruções para Elaboração de Trabalhos (ABNT)

Um trabalho escrito pode ser apresentado de diversas formas – sempre vai depender do assunto, do objetivo, das orientações dadas pelo professor. As indicações abaixo servem de maneira geral, para apresentar resultados de pesquisa por escrito.
INTRODUÇÃO
Trata-se da parte inicial do trabalho e sua função é esclarecer o leitor sobre o conteúdo e propósito do trabalho. Na introdução, o aluno deve anunciar o tema proposto.
Você pode começar seu trabalho
• com uma explicação sobre o porquê de seu trabalho e qual a sua importância.
• mencionando brevemente os passos de sua pesquisa e o objetivo que pretende atingir.
• com um pequeno histórico sobre o assunto de sua pesquisa.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
Essa é a parte mais extensa do texto, pois contém a descrição, análise, interpretação e discussão dos fatos/idéias necessárias para o desenvolvimento do tema. Nessa parte deverão ser apresentadas as citações dos diferentes autores lidos e as respectivas argumentações do aluno.
O desenvolvimento pode ser dividido em duas ou mais partes, identificadas por títulos e subtítulos apropriados, dependendo do tema e de seu enfoque.
O desenvolvimento constitui o corpo do seu trabalho. Para escrevê-lo com segurança, procure seguir o planejamento inicial.
O sumário, preparado com antecedência, é um bom guia para não esquecer de abordar nenhum item, nem desviar do objetivo inicial.
Além do texto, você pode incluir fotos, mapas e outras ilustrações para esclarecer algum ponto específico ou enriquecer seu trabalho.
CONCLUSÃO
Trata-se de uma síntese interpretativa dos argumentos ou dos elementos contidos no desenvolvimento e não admite idéias, fatos ou argumentos novos.
A conclusão é o fechamento de seu trabalho. Nela, você pode
• registrar suas idéias a partir do que foi pesquisado;
• extrair resultados da pesquisa;
• estabelecer relações com outros fatos ou situações;
• apresentar um resumo das idéias mais relevantes

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
A apresentação de um trabalho segue uma estrutura padrão ditada pela Associação Brasileira de Normas e Técnicas – ABNT.
A estrutura e a apresentação de um trabalho são compostas de vários elementos. Os indispensáveis são: capa, folha de rosto, sumário, introdução, “desenvolvimento”, conclusão, referência bibliográfica, capa final.
Os trabalhos, em geral, devem ser digitados ou datilografados em folhas de papel sulfite, tamanho Carta ou A4, de um lado só, respeitando-se as margens de 3cm superior e lateral esquerda e 2cm inferior e lateral direita. Os parágrafos, em geral, iniciam-se a seus espaços em relação à margem esquerda. As páginas são contadas a partir da folha de rosto, mas numeradas só a partir da introdução.
A letra poderá ser Arial ou New Times Roman. O espaço de entrelinhas é de 1,5 e para os parágrafos espaço duplo.
A capa contém apenas três elementos: no alto da página, o nome do autor com todas as letras em caixa alta; no centro da página, o título do trabalho, em negrito e também em caixa alta; embaixo, a cidade e o ano.
A folha de rosto tem, no alto, o nome do autor; no meio, o título do trabalho. Mais abaixo, à direita, informações sobre o trabalho: disciplina a que se destina, nome do colégio e nome do professor, embaixo, cidade e ano.
O sumário, por meio de uma lista de títulos e subtítulos, localizados por ordem e acompanhados pelo número de página correspondente, mostra de que forma o trabalho está organizado.
Um trabalho dividido em partes organiza o texto de quem escreve e facilita a leitura e o entendimento de quem vai ler. Seu trabalho também deve ser organizado de modo que haja títulos e subtítulos que antecipem os vários enfoques dados ao assunto da pesquisa.
As referências também seguem um padrão preestabelecido. Você deve apresentar uma lista em ordem alfabética, de todos os livros, revistas, artigos, vídeos e documentos eletrônicos que você consultou para redigir seu texto.
•LIVROS EM GERAL
SOBRENOME DO AUTOR, Nome ou iniciais. Título do livro. Edição. Local: Editora, ano.
• JORNAIS E REVISTAS
TÍTULOS DO JORNAL OU DA REVISTA. Local: Editora, n. da edição, data de publicação.
• ENCICLOPÉDIAS E DICIONÁRIOS
VERBETE DE ENCICLOPÉDIA. In: NOME DA ENCICLOPÉDIA OU DICIONÁRIO. Local: Editor, ano, n. do volume, n. da página.
• FITAS DE VÍDEO
TÍTULOS. Responsável. Local: Distribuidora, ano. n. de unidades (duração em minutos): indicação de cor, largura e milímetros. Sistema de gravação.
• INTERNET
Autor, Título. FONTE (se foi publicado). Disponível em: Acesso em: data, mês, ano).